Aguilar Engenharia

CELD - CONSULTORIA EM ENGENHARIA LEGAL E DIAGNÓSTICA

Autoridade Máxima em Autovistoria Predial no RJ e Região

Engenheiro perito nomeado e atuante no TJRJ e no Tribunal de Justiça Federal do RJ

Caro(a) Síndico(a) de Condomínio,

Seu edifício está em dia com a legislação vigente?

Autovistoria Predial é obrigatória nos Municípios do Rio de Janeiro e de Niterói.

O trabalho de engenharia da Autovistoria Predial é o diagnóstico sobre as manifestações patológicas constatadas na edificação. 

O engenheiro após vistoriar o edifício, fará o diagnóstico da saúde da edificação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o prédio pode sofrer com a Síndrome do Edifício Doente (SED), o que pode trazer diversos problemas de saúde para os usuários do condomínio.

A obrigatoriedade da realização da vistoria técnica periódica é do responsável pelo imóvel, portanto, tratando-se de um condomínio, o seu representando é o síndico ou administrador. 

Tal atividade só pode ser realizada por engenheiro, arquiteto ou empresa legalmente habilitada nos respectivos Conselhos Profissionais – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

O laudo técnico a ser elaborado por aqueles profissionais irá atestar as condições de conservação, estabilidade, segurança, habitabilidade e regularidade quanto às legislações existentes para cada caso da edificação.

O Estado do Rio de Janeiro, possui a Lei nº 6.400/2013, a qual está em vigor, determinando a obrigatoriedade da realização da Autovistoria Predial.

O Decreto nº 37.426/13 regulamentou a aplicação da Lei Complementar nº 126/13 e da Lei nº 6.400/13 que obrigam a realização dessas vistorias.

Cabe lembrar que compete ao município a responsabilidade pela elaboração do modelo do Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP).

Os municípios que não possuem a legislação sobre a autovistoria predial devem seguir o que está determinado na Lei estadual.

A Autovistoria Predial deverá ser realizada com intervalo máximo de até cinco anos, em que sua periodicidade vai depender do olhar técnico do engenheiro vistoriador e das características da edificação.

Considerando a boa prática de engenharia, a periodicidade adequada para realizar a inspeção predial varia em função da idade do edifício, conforme a seguir:

  • De até 15 anos – até 5 anos;
  • e se em local de grande impacto do meio ambiente, como praias – 3 anos.
  • Entre 15 e 30 anos – até 2 anos;
  • Acima de 30 anos – anualmente.

O laudo técnico poderá conter recomendações de exames complementares, por meio de ensaios destrutivos, para investigar outros problemas construtivos que possam colocar a segurança da edificação em risco, além de realizar o check-up na edificação e estabelecer nível de prioridade (urgência e risco) para execução de atividades de manutenção corretivas e reparos necessários.

Fonte: Estudo do IBAPE - Adaptado por Gabriel Aguilar

Vamos tornar a sua edificação mais segura?

66% dos acidentes em edificaçõs ocorrem por falhas na manutenção e mau uso. Entre contato com nossa equipe agora e agende uma consulta técnica.

A segurança do seu condomínio não é negociável!

O que Dizem Nossos Clientes

Eduardo Rios Comprador de Imóvel

"Fiz uso dos serviços do Engenheiro Aguilar como perito para uma ação judicial contra uma construtora onde eu tinha comprado um apartamento novo e que apresentou vários vícios de construção. A perícia executada foi detalhada e explicitada ao máximo e serviu como base para a ação impetrada. Gostei muito do profissionalismo do serviço apresentado e recomendo."

Marcelo Moraes Síndico

"Excelente profissional, dedicado, solicito e inteligente. Executou um ótimo serviço de autovistoria predial para nosso condomínio e nos assessora em um processo que trata de vícios construtivos e problemas de impermeabilização. Vem prestando desde o primeiro contato, todo apoio necessário, tira nossas dúvidas e nos municia com ideias e informações técnicas importantes. Recomendo."

Maristela Coelho Proprietária de Imóvel

"Profissional e assertivo, ele realizou a perícia no meu imóvel explicou todos os pontos e detalhou tudo no Laudo Pericial averbado por ART. Este engenheiro está devidamente inscrito e ativo na Receita Federal e no CREA e também emite nota fiscal de serviço, super recomendo. Muito obrigada pelo serviço prestado!"

Carmen Sirena Proprietária de Imóvel

"No google, procurei empresa ou profissional perito, com avaliacao cinco estrelas, para elucidar um problema existente num apto. do qual sou procuradora. Cansada de fazer obras para solucionar o caso, mas sem exito, e recebendo a todo instante, reclamacoes da Imobiliaria responsavel pela locacao do apto., e tambem do Condominio, sempre apontando que um vazamento na garagem, tambem seria decorrente do imovel, cheguei ao caminho certo. Agendei a visita com o Engenheiro Aguilar, um profissional solicito, inteligente e comprometido com o trabalho apresentado, com proposta orcamentaria, de forma clara, precisa, e um preco justo. Se eu antes, soubesse que existia uma empresa como essa, e um profissional com a capacidade e o conhecimento tecnico como perito, do Engenheiro Aguilar, nao teria passado por tantos problemas. EU INDICO."

    Conheça o Responsável Técnico

    O responsável técnico pela empresa, o Engenheiro Civil Gabriel Aguilar, está em constante atualização profissional e é convidado para ministrar palestras e cursos nos eventos de Engenharia, perícias e condomínios, sendo frequente sua presença em eventos do CREA-RJ como palestrante.

    Conheça abaixo alguns pontos de destaque de suas qualificações técnicas:

    • Perito nomeado e atuante no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ e no Tribunal de Justiça Federal do Rio de Janeiro.
    • Perito premiado PRÊMIO EDMOND LOCARD por dois anos consecutivos pelo Instituto de Perícias e Assistentes Técnicos Forenses – IN.P.A.T. FORENSE em São Paulo.
    • Conselheiro Regional no CREA-RJ Suplente
    • Professor de curso de Avaliações e Perícias na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense – UFF
    • Professor de cursos de extensão e pós graduação em parceria com CREA-RJ.
    • Pós-graduado em Gestão de Riscos e Cibersegurança – Tecnologia da Informação.
    • Pós-graduado em Direito Imobiliário e Direito Público
      MBA em gerenciamento de projetos
    • Pós-graduando em Avaliações, Perícias, Engenharia Diagnóstica e Patologias das Construções.